Deste 2004, qualificamos para oferecer qualidade e experiencias aos nossos clientes, proporcionando segurança e conforto nas realizações de nossas atividades, buscamos sempre a satisfação dos clientes, venha fazer uma experiencia.
A manutenção preventiva para caminhões é fundamental para a empresa evitar prejuízos e manter a operação em dia. Pensando nisso, a Norte Freios preparou uma checklist com todos os itens que precisam ser revisados.
No Brasil, por causa das precárias condições das nossas estradas, houve uma grande resistência a esse tipo por temer gasto com reparações. E exatamente por isso, que deveria utilizar a suspensão a ar, para não provocar danos à carga e o motorista.
Quando se fala em direção, segurança é essencial. Além de cuidados básicos e atenção, uma das coisas principais nesse quesito, são os freios do caminhão, afinal, parar um bruto carregado com mais de 30 toneladas, não é uma tarefa muito simples
1) Sempre que trocar as lonas, as molas de retorno e de retenção dos freios também devem ser substituídas.2) Verifique se os patins estão empenados e se existe folga radial, no sentido vertical. Se existir a folga é necessário a troca das buchas. Se o problema continuar, o eixo expansor deve ser substituído.3) O máximo permitido para a folga do axial é de 1,5 mm. Para corrigi-la é necessário acrescentar arruelas espaçadoras entre o anel elástico e o ajustador.
Motorista, fique atento a:
– Pressão pneumática do sistema
– Tempo de enchimento do reservatório de ar
– Vazamentos de ar
– Excesso de água nos reservatórios pneumáticos
– Válvulas de freios
– Curso das câmeras de freios
– Desgaste das lonas e nos componentes de freios
– Travamento das rodas durante a frenagem
Vc pode ainda prolongar a vida do sistema fazendo uso de:
– Redução de marchas
– Freio motor
– e em alguns caminhões o Intarder (retardador de movimento)
Praticas simples que aumentarão em mais de 40% a vida útil do sistema de freios.